quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conexão - Espírito Santo

Galera comemora o sucesso do Open Sea de Surf Master, Longboard e SUP. Foto: Vinicius Santos
Tudo começou numa conversa informal, via facebook com o surfista e sócio do site Longboard Brasil (http://www.longboardbrasil.com.br/), Junior Mineiro. Sem eventos no calendário do circuito brasileiro, eu vinha acompanhando notícias sobre os circuitos regionais e planejando estar presente em algum deles.
Cheguei a me animar com uma ida a Imbituba, mas acabou não rolando. Na seqüência surgiu a etapa do capixaba de surf máster, longboard e sup. Entrei em contato com o Mineiro que sabendo do meu trabalho com juiz no estado de São Paulo, teve a idéia de realizarmos um curso de juiz, com ênfase no longboard e sup, modalidades que vêem exigindo maior preparação por parte dos árbitros.
Passei a preparar o conteúdo do curso enquanto Mineiro conduzia os detalhes com a FESURF (Federação Estadual de Surf), entidade que rege o surfe no Espírito Santo.
Equipe técnica da FESURF em atividade. Foto:  Leonardo Torres

Na semana anterior, embarquei para o Maranhão, para atuar como headjudge do 1º campeonato de longboard na pororoca, num projeto também inédito para minha carreira. Mantemos contato pela mesma rede social e no decorrer das conversas recebi o convite para também atuar como headjudge do evento capixaba, junto ao quadro técnico da FESURF.
O curso aconteceu na sexta-feira, na academia Hangar em Vitória. Com a presença de juizes, diretores da FESURF entre outros inscritos. Com todos interagindo, tanto com questionamentos como apresentando suas experiências, o curso foi muito produtivo.
No fim de semana o campeonato rolou na praia de Jacaraípe(Solemar) com muito sol, praia cheia e ondas pequenas. Todas as categorias apresentaram um bom nível técnico. O longboard capixaba tem três nomes que podem conseguir espaço no circuito brasileiro. O sup apresenta o mesmo bom nível, porém com um número maior de bons surfistas.
O evento contou também com a presença de Roger Barros, a convite também do Longboard Brasil e da Open Sea(patrocinador do evento) o mais jovém campeão brasileiro da história do longboard brasileiro, realizou apresentações, desfilando seu estilo clássico para os atletas e público presente.
Eu e Roger Barros no Open Sea de Surf. Foto: Vinicius Santos
Em conversas com o Saquá (diretor técnico da federação) e Renato Larica (presidente), pude perceber que o surfe do Espírito Santo inicia um processo na busca de crescimento no nível técnico da modalidade dentro e fora da água. E eu particularmente acredito nesse desenvolvimento caso as futuras ações sigam na busca do conhecimento através da troca de experiências.
Obrigado Longboard Brasil, membros da FESURF, galera do Espírito Santo e todos que de alguma forma colaboraram para que esse projeto fosse concretizado.
Mahalo,
Alex Leco.

Fotos: OndaOn(www.ondaon.com.br) / Vinicius Santos e Leonardo Torres/Mirasurf (www.mirasurf.com.br.com.br)