domingo, 8 de abril de 2012

1º Campeonato de Longboard na Pororoca

Entre os dias 5 e 8 de abril, aconteceu na cidade de Arari (MA) o primeiro campeonato de longboard na pororoca. As águas e ondas do rio Mearim, vão reunir 8 atletas convidados pela Abraspo (Associação Brasileira de Surfe na Pororoca), entre eles três nomes consagrados do longboard brasileiro e mundial. Os paulistas Carlos Bahia e Danilo Rodrigo, ambos campeões brasileiros e o carioca Phil Rajzman, que tem os títulos de campeão mundial e pan-americano no currículo.

Porém os grandes nomes do surfe em águas salgadas não vão ter muito trabalho para chegar ao título do evento. Pois terão que superar surfistas de outros estados e com experiência nas ondas da pororoca. Os anfitriões serão representados por Marcelo Vaz e Vinicius Gomes. O experiente Marcelo Bibitia, um dos idealizadores do evento, apesar de representar o estado do Ceará, tem muitas temporadas nas ondas da pororoca e deve figurar entre os destaques do evento. Completam a lista Givandro de Almeida(PA) e Geraldo Lemos (CE). 
O surfe na pororoca do Maranhão surgiu em setembro de 2001, quando o rio Mearim foi surfado pela primeira vez. A convite da Abraspo e ASPM, julguei este evento e tive a oportunidade de surfar as ondas deste incrível fenômeno chamado pororoca.

Chegamos a Arari no dia 5 de abril, após um longo dia de viagem, a galera fez uma sessão de treinos na sexta-feira, e curtimos algumas ondas e um belo dia de sol. A noite podemos acompanhar a encenação da Via Sacra, um belo evento religioso e cultura nas ruas da cidade.


Minha primeira onda na pororoca, junto com Jeronimo Junior - Foto: Natinho Rodrigues

No sábado, acordamos as 4:00h e partimos para o rio. As disputas foram no formato homem x homem, com quatro baterias sendo realizadas classificando os semifinalistas para o dia decisivo. As ondas estavam maiores, garantindo um surfe de alto nível. Danilo Rodrigo teve a melhor apresentação do dia e avançou para o domingo merecidamente como favorito.


Encenação da Via Sacra na cidade de Arari(MA)

A pororoca é algo maravilhoso, porém perigoso! A natureza mostra toda sua força e deixa clara sua grandeza perante o ser humano. E nós pudemos sentir na pele o poder dela. Duas embarcações foram atingidas pela onda, causando grande prejuízo a fotógrafos e cinegrafistas. Graças a Deus, só prejuízos materiais.
No domingo as ondas mantiveram as boas condições, e o surfe foi mais uma vez de alto nível. Danilo voltou a surfar com muita qualidade e avançou para final mantendo o favoritismo. A segunda semifinal foi entre Phil Rajzam e Carlos Bahia. A disputa foi apertada, mas mesmo caindo da onda antes de Phil, Bahia avançou para final.

Diretoria Abraspo premiando o melhores do evento - Foto: Raimundo Paccó

Um grande duelo era esperado para finalíssima, porém a onda da bateria decisiva teve uma momento de transição e Danilo acabou ficando para traz da onda e Bahia surfou sozinho para conquistar o título do evento.
Na sequência, assim com no sábado, a galera toda partiu para o freesurfe, podendo desfrutar minutos de onda com muita confraternização. Amanhã, tem mais surfe com a galera local. Vai ser a última pororoca da trip, tomara que role um bom surfe para fechar com chave de ouro.
Aproveito para agradecer toda galera da Abraspo e a comunidade de Arari pela receptividade. Parabéns aos atletas e todos envolvidos no evento.

1º Carlos Bahia (SP)
2º Danilo Rodrigo (SP)
3º Phil Rajzman
3º Gilvandro Junior (PA)
5º Geraldo Lemos (CE)
5º Marcelo Bibibita (CE)
5º Vinicius Gomes (MA)
5º Marcelo Vaz (MA)


Auêra Auára, Mahalo pororoca!