terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Valorizando as origens

Nos dias 25 e 26 de fevereiro aconteceu a etapa de abertura do Circuito Sebastianense de Surfe. Como boa parte dos circuitos municipais, o de São Sebastião acontece graças aos esforços de algumas pessoas que dedicam a vida ao surfe, muitas vezes colocando a própria vida pessoal a beira do caos para se dedicar ao surfe.
Há pouco investimento por parte das empresas do segmento, deixando esses circuitos na dependência do apoio das prefeituras (que nem sempre apóiam como deveriam) e dos comerciantes locais, que dentro das suas limitações são quase sempre os que garantem a realização dos eventos.
Alex Leco durante a bateria final - Arquivo
Em fim, mesmo com todas as dificuldades, a Associação de Surfe de São Sebastião deu o ponta pé inicial ao circuito de 2012. A etapa de abertura teve apoio da prefeitura municipal através da secretaria de esportes e claro de algumas empresas da região.
Foram disputadas dez categorias, reunindo cerca de 130 inscritos. Com muito sol, calor e praia cheia, novos talentos e surfistas consagrados do município deram show de surfe nas ondas de Maresias.
Há algum tempo, observo a postura de alguns atletas, que após despontarem em suas carreiras deixam de prestigiar os eventos municipais, claro que em alguns casos isso acontece devido calendário de competições, viagens, mas muitos não prestigiam os eventos por opção. E neste caso, eu particularmente acho um grande erro. Um atleta que atinge o profissionalismo é de grande importância para o surfe de sua cidade.
Sua presença ou participação em eventos locais, valoriza, impulsiona o nível técnico, motiva as novas gerações, enfim, acrescenta e muito no surfe do município. Por esses motivos, sempre que possível, faço questão de estar presente e competir nos eventos realizados em São Sebastião.
Acredito que essa é uma das razões de termos hoje um número significativo de bons longboarders no circuito brasileiro e mundial. Surfistas que a cada dia conquistam seu espaço e respeito no mundo do surfe, valorizando nossa origem e nossa história.

Alex Leco e Carlos Bahia prestigiando o circuto sebastianense

Bem, no campeonato o Carlos Bahia não deu mole e faturou a etapa. Eu fique em segundo, fiz uma boa bateria, mas o Carlitos achou uma onda excelente no finalzinho. O professor Rafael Dias, que vem fazendo um trabalho excelendo na escolinha de surfe com a garotada de Maresias, foi o terceiro. O shaper Paulo Menezes, também prestigiou nosso evento e foi o quarto colocado.
Vários surfistas da pranchinha participaram da categoria longboard, jovens surfistas que estão abrindo a mente e evoluindo na cultura surfe. Parabéns a todos pela participação e obrigado pela oportunidade de surfar e competir com vocês.

Big Aloha!