quarta-feira, 6 de julho de 2011

Brasileiro de Longboard, começo digno!


O circuito brasileiro de longboard teve sua primeira etapa entre os dias 1 e 3 de julho na praia de Itacimirim, Camaçaria, Bahia. As disputas foram realizadas em ondas de 0,5 metro e formação variando de regular a boa no decorrer dos três dias de competições.
A etapa marcou o inicio das atividades da Associação Brasileira de Longboard(ABL), que tem em sua presidência, Geraldo Cavalcanti que lidera uma diretoria composta de alguns atletas importantes no longboard brasileiro.
Com a participação direta dos atletas, algumas idéias novas vêem sendo aplicadas e já apresentam saldo positivo. Ainda há muito a se fazer, mas a ABL já pode comemorar um excelente começo!
Com boa premiação, estrutura e quadro técnico bem composto, o evento foi considerado um sucesso pela maioria dos que estiveram presentes.

Mesmo com ondas pequenas, o surfe apresentado foi de alto nível, tanto nas categorias profissionais como nas categorias amadoras.
O grande nome do evento foi o tricampeão mundial, Marcelo Freitas que voltou as competições em grande estilo. Com um surfe fluído e perfeita combinação dos estilos clássico e radical, Freitas encarou uma chave difícil até chegar a final.
Entre as meninas, Fernanda Daichtman surfou com muita técnica e travou uma boa disputa com a baiana Aline Chaves. Fernanda liderou a maior parte da disputa, Aline, virou a bateria nos minutos finais e quando o título parecia estar definido, Aline cometeu uma atitude anti-desportiva e foi punida com uma interferência. Com isso Fernanda garantiu a vitória.
As disputas amadoras também foram intensas, Adolfo Jordão(Super Master) e Paulo Giachetti(Master), Rogério Vasconcelos(Adulto) e Felipe Lacerda(Junior) venceram suas categorias.
Ao fim do evento foi realizada a “cerimônia das águas” comandada por Serapião, a proposta foi transmitir energia positiva a toda família longboard.. Durante a cerimônia a surfwear Pena, representada pela Sra. Brigida, foi homenageada e recebeu uma camisa da diretoria da ABL.

Para mim, a etapa de abertura foi abaixo do esperado. No primeiro round, avancei junto com Roger Barros, surfei bem e fui confiante para enfrenter Danilo Rodrigo. Porém, demorei para encontrar uma onda boa, e mesmo surfando "bem", não consegui superar quem seria o vice campeão do evento.
Agora é voltar aos treinos e estar pronto para o próximo fim de semana, estarei na praia do Cupe, Porto de Galinhas, Pernambuco.

Aloha,
Alex Leco.